A importância da criatividade na construção de textos
- REDAÇÃO SITE
- 7 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2023

A criatividade tem sido um elemento importante no momento de elaborar um texto, seja ele uma redação escolar ou mesmo um relatório empresarial. Todos sem exceção tem como objetivo cativar a audiência e levar a mensagem e ser claro para o emissor.
Para uma efetiva comunicação devemos compreender o papel de cada um destes personagem no ecossistema comunicacional que são eles: o emissor (quem escreve ), a mensagem ( conteúdo) e o receptor ( quem lê o texto).
Quando iniciamos a construção do texto pensamos na maioria das vezes no conteúdo, deixando de lado o receptor, e aqui criamos o ruído de comunicação mais comum na sociedade atual. Essa situação se dá por vezes na falta de compreensão de quem é o receptor e como compreenderá a mensagem escrita.
Dessa forma é importante saber qual o repertório, e para isso, pode ser feito pesquisas, enquetes, e de posse dessa informação produzir textos que criem uma conexão do emissor com a mensagem produzida.
Onde entra a criatividade
A criatividade na construção da comunicação escrita passa por alguns elementos, além da compreensão do repertório do receptor e centra-se na capacidade do emissor em construir uma comunicação que leve em conta o estilo da escrita, a linguagem utilizada e alguns mecanismos próprios existentes nos diferentes formatos. Compreender esse esquema possibilita a construção de um enredo que atraia os leitor para além dos primeiros parágrafos.
No jornalismo uma técnica muito utilizada e a estrutura do LEAD que contribuí para elaboração do texto de forma a propiciar uma experiência de leitura onde a informação central não fique confusa para o leitor.
Relevância do texto
Atualmente na sociedade hiper visual, mediada pela imagem seja estática ou em movimento, o texto passar a ocupar um papel estratégico, diferentemente dos que acham que ele perdeu espaço. Isso se deve ao fato de que a compreensão de uma imagem tem limitação se não estiver acompanhada de uma legenda.
A imagem mostra uma parte do todo de uma cena mas não o contexto no qual está inserida e neste sentido o texto entra como forma de ampliar a leitura para favorecer a compreensão desse todo. Ou seja, são complementares e não excludentes.
Comments