top of page

Comunicação online em tempos de pandemia

  • Foto do escritor: REDAÇÃO SITE
    REDAÇÃO SITE
  • 11 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de ago. de 2020

Neste momento de pandemia em função COVID19 a comunicação ganhou novos significados a partir da adoção de ferramentas que antes era exclusiva de alguns setores da economia.


A necessidade de frear a escalada de contaminação pelo novo vírus, que tem como caracteristica a dissiminação via contato humano, provocou a adoção de medidas de isolamento social, transformando a comunicação online em fator importante para a manutenção das pessoas em suas residências durante o periodo de quarentena.


Familias inteiras foram separadas do convivio coletivo, principalmente os mais idosos -a priori menos resistentes a agressividade do COVID19- mas o que pode ser observado é que o virús atinge todas faixas etárias com grau de fatalidade muito parecida como demonstram os dados epidemiológicos.


Com o fechamento dos setores não essenciais, incluídos os de serviços e comércios, passaram a adotar novas estratégias para manterem os seus clientes, e o mesmo ocorreu com as escolas, universidades públicas e privadas que tiveram que suspender as aulas para garantir a saúde da comunidade escolar.


As medidas adotadas tanto pelo mundo do trabalho como na educação, foi a adoção das ferramentas de comunicação online que englobam uma série formatos como: as plataformas das redes socias ( Whatsapp, Facebook, Instagram entre outras), os ambientes virtuais de aprendizagem ( Google Classroom, Microsoft TEAMS, Moddle ) e os aplicativos de teleconferência ( Google Meet, Zoom, Teams, Facebook ) , além do tradicional e-mails e em último caso a ligação telefonica para manter contato com os clientes, funcionários e alunos.



Ouça o podcast sobre educomunicação



Todas essas ferramentas já vinham há algum tempo sendo utilizada pelo mercado de trabalho nas interações com os clientes, fornecedores e funcionário. O fato novo foi a adoção na educação pública em grande escala, pois parte das universidade e das escolas privadas já fazem uso dessas ferramentas, porém não de forma intensiva como podemos verificar nesse momento de isolamento social.


Esse novo momento se apresenta repleto de potencialidades e desafios para todos os envolvidos na educação, sejam os alunos, professores e gestores. que lidam desde problemas estruturais como a falta de acesso e acessibilidade a infra estrutura básica de comunicação ( acesso a rede de internet), espaço adequado para prática de aulas fora do ambiente da sala de aula ( laboratórios informática), além da formação dos docentes para trato como esses tecnologias.


As transformações na educação pública não são simples de serem implementadas e a tecnologia entra nesse momento não como uma escolha mas, sim uma necessidade imposta pelo contexto, e que traz consigo a compreensão da importãncia da adoçao de novos modelos, que resultam na quebra de velhos paradigmas tão presente na educação brasileira. Parafraseando um dito sobre a necessidade de toda uma aldeia para educar uma criança, precisamente de toda a sociedade para transformar a educação brasileira.

Kommentarer


©  Escola Livre  | 2024  |  Criado por Habilits Media  

  • Spotify - Black Circle
  • Facebook
  • Canal no Youtube
  • Instagram

(11) 99654-9431 

bottom of page