top of page

O Podcast na escola

  • Foto do escritor: PODCAST A PAUTA
    PODCAST A PAUTA
  • 16 de nov. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 26 de nov. de 2023

Por Redação A Pauta


O Podcast tem se tornado a cada dia uma mídia muito utilizada pelos criadores de conteúdo para disseminação informações sobre vários assuntos, essa mídia que tem o rádio como inspiração, atraia milhões de seguidores com sua programação alternativa e interativa, formatos diversificados, e liberdade de acesso ou seja ouvir onde e quando quiser, são as marcas dessa nova forma de produzir e consumir informação.


No entanto não vamos abordar Podcast de forma histórica, que vai ficar para outro post, mas sim o Podcast na educação, ou seja, a importância que ele pode ter na educação de jovens e adolescentes e como isso pode favorecer vários aspectos formativos, haja visto que a comunicação é fundamental nos tempos atuais.


Para ilustrar essa questão, vamos relembrar um fato que ocorreu na cidade de São Paulo, e que tem na realização de Podcast, elementos que revelam o comportamento das pessoas quando se trata de comunicação. O Podcast: A Mulher da Casa abandona e para quem não está familiarizado com o episódio cabe um breve resumo:

A história se passa no bairro de Higienópolis, na região central da cidade de São Paulo, onde uma misteriosa moradora de uma casa em estado de abandono, chama a atenção do jornalista Chico Felitti que se interessa pelo fato e passa a frequentar a região com o objetivo desvendar essa história no mínimo pitoresca, para isso levanta informações sobre a casa, conversa moradores da região e vizinhos até chegar à proprietária do velho casarão. Ao passo que vai aprofundando a investigação, se depara com fatos que revelam trata-se de uma mulher indiciada por um crime hediondo em outro país.

O Podcast viralizou pela história narrada, mas sobretudo pelo que veio ocorrer a partir das revelações, os ouvintes começaram a ir até essa casa para tirar fotos, fazer Lives e videocast do local, abordando o tema, e criando as suas próprias narrativas.


Esse fato traz reflexões importantes, como sociedade lida com a produção de conteúdo cada vez mais acessível a todos. Mas vale ressalta que neste caso a revelação dos fatos, geraram tumulto, invasões e violência, numa espécie de efeito catártico, impulsionado pelo tipo de cobertura grande mídia, quase se tornou uma tragédia.


No entanto, quando observamos o potencial da utilização da mídia, com o objetivo de fomentar a produção de conhecimento com o foco na transformação da realidade encontramos vários elementos que podem fazer a diferença na vida de toda uma comunidade. E como isso se relaciona com a educação?





Quando pensamos na produção de conteúdo temos vários objetivos, mas podemos dizer que o principal é despertar nas pessoas o interesse sobre o assunto para criar audiência. Isso pode se dá por diferentes maneiras, através de texto, de áudio, de imagem, de audiovisual, ou seja, independente do meio de comunicação utilizado, essa conexão e interação desperta nas pessoas curiosidade e desejo de se conectarem com a história, a tal ponto de saírem de suas casas para visitar um cenário de uma narrativa para se sentirem pertencentes a história, ou seja: Eu estive lá!


Não se trata apenas de um Podcast, mas do que ele desperta e possibilita como produção de conteúdo e dessa forma seria interessante pensar como essa construção de sentidos pode ser utilizada na educação.


Então, vamos imaginar a seguinte situação, os alunos se envolvem na produção de um Podcast a partir de um dado assunto de interesse educacional, com orientação de um professor, tendo como contexto o próprio bairro onde moram, investigando fatos históricos, cujo a relevância ajude a explicar a realidade local nas diferentes dimensões, sejam elas, históricas, culturais, sociais e econômicas a partir da sistematização das informações.


A veiculação dos conteúdos produzidos pelos alunos e potencializado pelo uso responsável das redes sociais, possibilitam a transformação da maneira como morador percebe a sua realidade, muitas vezes desconhecida e desvalorizada por se encontrarem a margem do processo comunicativo, sendo apenas visíveis nos momentos de tragédias.


Neste sentido a autoria e protagonismo narrativo passa a ser do estudante e como defende uma corrente da história, ele se torna um sujeito da própria história, identificado com as descobertas e revelações sobre aquele lugar.


Neste ponto, vale ressaltar que quantidade de informações adquiridas permitem a construção de outras versões da mesma história, assumindo um traço muito significativa no mundo contemporâneo transmidiático que pode ser definido de forma resumida na utilização de vários tipos de mídia (Rádio, Tv, HQ, revistas, entre outras) para criar uma variedade de conteúdos que se completam e nutrem um mesmo universo temático.


Assim a produção de um Podcast e tudo que envolve as fases de elaboração, ajudam os estudantes a desenvolverem as habilidades e competências comunicacionais que vão ajudá-los no enfretamento dos desafios do mundo atual, como: o domínio das novas tecnologias, a interação com os outros, a produção de conteúdos audiovisuais, e principalmente em lidar com as notícias falsas (Fake News).


Este tema é algo extremamente preocupante pois está presente em todas as manifestações de ódios; nas diferentes formas de prática de bullying, seja no mundo real ou nas redes sociais afetando centenas de milhares de estudantes; na destruição de reputação de pessoas e empresas, portanto uma prática nociva que está disseminada na sociedade e que afeta a todos.


A adoção do Podcast na sala de aula trás outros benefícios além dos já citados até aqui, se refere a transformação da comunidade escolar em lugar onde todos podem exercitar a democracia comunicacional na difícil tarefa da construção do conhecimento de forma coletiva, com a adoção praticas colaborativas visando o fortalecimento da autoestima do educando e da cidadania plena.

Comments


©  Escola Livre  | 2024  |  Criado por Habilits Media  

  • Spotify - Black Circle
  • Facebook
  • Canal no Youtube
  • Instagram

(11) 99654-9431 

bottom of page